sábado, 29 de outubro de 2011

Professores: o Pilates também é indicado para vocês!


Dia 15 de Outubro foi o dia do professor!!

Professor é uma pessoa que ensina uma ciência, arte, técnica ou outro conhecimento. Ela é uma das profissões mais antigas e mais importantes, tendo em vista que as demais, na sua maioria, dependem dela.
Eu aqui no studio já recebi várias vezes um feliz dia dos professores nesse dia por parte dos meus alunos mais novinhos.
Mais para os verdadeiros educadores que passam seus ensinamentos dentro de uma sala de aula, o corpo em algum momento começa a reclamar e as dores e o stress começam a aparecer. Nós podemos ajudar! Com a pratica do Pilates podemos aliviar dores e combater o stress e fazer um trabalho preventivo para que as "ites" não venham a aparecer!
De acordo com levantamento publicado na Revista Brasileira de Epidemiologia, dores musculares em membros superiores e inferiores em profissionais da área da educação são comuns e estão relacionadas à esforços físicos e tempo de trabalho.
A famosas LER (lesões por esforços repetitivos) e DORT (distúrbios osteomoleculares relacionados ao trabalho), estão ligadas aos problemas de postura, estresse e trabalho excessivo e podem ser caracterizados por: tendinite, bursite e outras doenças do gênero.
O trabalho por tempo prolongado, em pé, gera sobrecarga na coluna e fadiga na musculatura. Mesmo sentado em seu escritório/sala para preparar as aulas, o uso inadequado do computador na escola (falta de apoio para os punhos, monitor fora do nível dos olhos, cadeira sem regulagem de altura, etc.), pode causar problemas de natureza ergonômica.
O trabalho do professor também é caracterizado pelo hábito de escrever no quadro em ângulo superior a 90 graus, pela correção de centenas de provas e trabalhos escolares. Contudo não é raro vê-los pelos corredores, carregado de livros e papéis.
O Pilates tem sido procurado por muitos profissionais desta área para a manutenção da boa postura e prevenção de lesões, em busca de um corpo saudável e mais resistente.
A incorporação do método nos exercícios de solo e aparelhos permite que o praticante desenvolva um padrão postural melhor, aumente a flexibilidade e força de forma global, potencializando a coordenação motora e consciência corporal.
Para os profissionais da educação, é preciso enfatizar os grupos musculares estabilizadores da coluna, cintura escapular, membros superiores e membros inferiores, já que durante as aulas, são realizados movimentos dinâmicos e de grande amplitude. A respiração, a concentração e a fluidez de movimentos são princípios do método que permitem a conexão entre a mente e o corpo, dissipando tensões e stress o que proporciona mais disposição e um melhor desempenho para o dia-a-dia.
Para isso o Pilates vem trazer alívio para esses profissionais. Baseado nos seus princípios, o método equilibra a saúde dos professores através do alongamento, respiração, equilíbrio, força muscular e flexibilidade.
Vale a pena experimentar as aulas e investir na qualidade de vida!!

Fontes: wikipedia, www.revistapilates.com.br

Nenhum comentário: