segunda-feira, 12 de julho de 2010

Pilates ajuda no combate ao Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)

Por atuar com a melhora dos movimentos e das articulações, exercícios de pilates são indicados para pacientes com Lúpus Eritematoso.
O Lúpus Eritematoso é uma doença inflamatória de causa desconhecida, onde agentes externos (vírus, bactérias, agentes químicos, radiação ultravioleta) entram em contato com o sistema imune de um indivíduo induzindo produção inadequada de anticorpos.
Estes anticorpos são dirigidos contra constituintes normais (auto-anticorpos), provocando lesões nos tecidos e também alterações nas células sangüíneas. Atinge principalmente mulheres em idade reprodutiva. As queixas gerais mais freqüentes são mal-estar, febre, fadiga, emagrecimento e falta de apetite, além de dor articular ou muscular leve e manchas vermelhas na pele que passam por urticária. Tendinites ocorrem com freqüência e podem acompanhar as crises de artrite ou se manifestarem isoladamente.
O Lúpus crônico pode provocar deformidades nas mãos que lembram artrite reumatóide. Sistema nervoso -Neurite periférica (ardência, formigamento, queimação, perda de força), distúrbios do comportamento como irritabilidade, choro fácil, quadros mais graves de depressão e mesmo psicose também podem acontecer.
O tratamento com Pilates
Os exercícios realizados nos equipamentos de pilates vão atuar no fortalecimento muscular, principalmente de membros inferiores e controle de tronco auxiliando a deambulação(caminhada), na flexibilidade articular e na recuperação da musculatura pélvica que atua no controle de incontinência urinária apresentada por alguns pacientes.
O fisioterapeuta consegue ajustar um programa de tratamento específico, onde os próprios aparelhos auxiliam a execução do movimento, trazendo, com isso, resultados bastante satisfatórios deste controle motor. Os exercícios de propriocepção dão ao paciente condições para a recuperação dos movimentos.
Fonte:http://jbonline.terra.com.br/pextra/2009/06/24/e240619795.asp
Para mais algumas informações sobre o Lúpus:http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?277

Nenhum comentário: