segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Também atendemos auriculoacupuntura





Auriculoacupuntura é a Acupuntura realizada em pontos da orelha. Esta é um micro-sistema com representação de todo o corpo e suas estruturas. A imagem mais difundida mostra a orelha como o feto de ponta-cabeça, correspondendo o lóbulo à cabeça.

A estimulação desses pontos refletem diretamente no córtex cerebral, no sistema nervoso central e atuam no equilíbrio dos canais de energia do corpo, restaurando e mantendo o fluxo do ki no organismo.

Apesar de sua recente divulgação e desenvolvimentos a aurículoacupuntura obedece a leis e princípios milenares da Medicina Tradicional Chinesa.

O uso da auriculoacupuntura, como forma de tratamento, reporta-se à antiguidade e tem acumulado mais adeptos e entusiastas do que a acupuntura sistêmica. É histórico o relato de que as mulheres do antigo Egito perfuravam pontos auriculares como método anticoncepcional (séc.255 a.C.).

O desenvolvimento da Auriculoacupuntura se acentuou mais a partir do séc. 3 d.C. Em 1572 foi publicada, na China, uma valiosa obra sobre o assunto, onde se mencionavam as relações entre os Meridianos da Acupuntura e a orelha, considerada como centro de reunião de todos os órgãos e vísceras e onde era mais intensa a relação meridiano/órgãos. A partir desta obra, foram desenvolvidos e codificados os sistemas de diagnóstico através da observação do pavilhão auricular.

A localização e nomenclatura dos pontos auriculares foram sendo introduzidos aos poucos, à medida em que eram intensificados, os estudos e observações da relação aurículo/órgãos, aurículo;funções orgânicas e aurículo/posições anatômicas do corpo. Esses estudos abrangeram um período de tempo que vai de 1200 aC. a 1700 dC.


Cada orelha possui pontos reflexivos que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo. Ao se efetuar o tratamento por intermédio de agulhas ou pressão, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionados com a área do corpo, produzindo a cura.

A Auriculoacupuntura é compatível com todas as demais formas de tratamento. Não apresenta efeitos colaterais nem secundários, ao contrário, acelera a eliminação dos efeitos colaterais dos medicamentos. Pode ser usada em todos os tipos de problemas físicos e psíquicos, abrangendo uma vasta relação de tratamentos.

Tendo como fundamento básico o reflexo direto com o cérebro e, através deste, sobre todo o organismo, ele é um método completo de terapia, dinamiza os efeitos benéficos de qualquer tratamento, sejam eles relativos a Medicina Biomédica ou Homeopática.

Em suma, a Auriculoacupuntura vem crescendo num ritmo vertiginoso em todos os países ocidentais, não somente pelos seus efeitos de comprovada eficiência e eficácia, mas também pela ausência total de efeitos negativos.

Nenhum comentário: