segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Isostretching - mais uma modalidade em nosso studio!!!



IS0STRETCHING, é uma justa posição de dois termos que definem o metodo :

- ISO, e a abreviaçao de "isométria", que determina o melhor tipo de musculaçao isometrica (contraçao muscular antagonista que neutraliza o movimento articular ).

- STRETCHING, termo ingles utilizado dentro da linguagem usual, que significa estiramento, alongamento.O que me interessa é o estiramento do sistema musculo-ligamentar. De fato esta é a busca da flexibilidade afim de favorecer uma melhor mobilidade articular.

Duas coisas são essenciais para um bom funcionamento corporal :

- Tonificaçao, musculaçao : ISO
- Flexibilidade, mobilidade : STRETCHING


Os exercícios são executados com atenção e a intensidade máxima que cada praticante pode dar, o que vai proporcionar uma atividade muscular, acrescentando força e mobilidade bem como modelando e harmonizando as curvas naturais do corpo.

A finalidade do método reside na realização de poucas repetições com o máximo de qualidade evitando e controlando os movimentos compensatórios.

Essa ginástica pode ser praticada por quase todo mundo, principalmente quando apresenta qualquer problema postural (escoliose, hiperlordose, dorso curvo, etc.), ou dores crônicas na região das costas, tensões musculares, tendinites e tenossinovites. Podendo ser efetuada individualmente, ou em grupos pequenos (máximo 6 pessoas), com a presença e orientação de um instrutor capacitado.

Apresenta-se como um recurso terapêutico importante no tratamento de indivíduos acometidos por patologias dolorosas crônicas, pois possibilita o condicionamento muscular, limitando a utilização de movimentos compensatórios, sem provocar nenhum tipo de impacto ósteo-articular.

Os movimentos empregados levam em consideração a postura da coluna, o que promove o alongamento dos músculos paravertebrais, importantes para sustentação da postura. Da mesma forma, promove o posicionamento ideal do quadril no sentido de se manter i alinhamento da coluna, e também o alongamento dos músculos posteriores dos membros inferiores. Para se obter um condicionamento muscular, também é enfatizado movimentos respiratórios, como uma longa e profunda expiração para o fortalecimento da musculatura paravertebral. Todos os exercícios são realizados em expiração profunda e controlada para melhorar a mobilidade do diafragma, ritmar o tempo de trabalho e controlar a contração abdominal.

As inúmeras posturas existentes no Isostretching possibilitam o trabalho de vários grupos musculares e, o grau de dificuldade dos exercícios é intensificado conforme a evolução do paciente. A medida que realiza satisfatoriamente uma postura, é estimulado a realizar outra mais difícil.

O trabalho de correção postural é realizado nas posições de pé, sentado e deitado, utilizando bolas e bastões para aumentar a complexidade do exercício.

Indicação

Isostretching exercitará o seguinte particularmente: respiração, postura do corpo, fortalecimento muscular, tornando-o mais flexível. É o que faz a originalidade do método.

As contra-indicações seriam pessoas portadoras de cardiopatia severa, devido ao esforço isométrico e pacientes com queixas de dores agudas.

Nenhum comentário: