sábado, 29 de outubro de 2011

Professores: o Pilates também é indicado para vocês!


Dia 15 de Outubro foi o dia do professor!!

Professor é uma pessoa que ensina uma ciência, arte, técnica ou outro conhecimento. Ela é uma das profissões mais antigas e mais importantes, tendo em vista que as demais, na sua maioria, dependem dela.
Eu aqui no studio já recebi várias vezes um feliz dia dos professores nesse dia por parte dos meus alunos mais novinhos.
Mais para os verdadeiros educadores que passam seus ensinamentos dentro de uma sala de aula, o corpo em algum momento começa a reclamar e as dores e o stress começam a aparecer. Nós podemos ajudar! Com a pratica do Pilates podemos aliviar dores e combater o stress e fazer um trabalho preventivo para que as "ites" não venham a aparecer!
De acordo com levantamento publicado na Revista Brasileira de Epidemiologia, dores musculares em membros superiores e inferiores em profissionais da área da educação são comuns e estão relacionadas à esforços físicos e tempo de trabalho.
A famosas LER (lesões por esforços repetitivos) e DORT (distúrbios osteomoleculares relacionados ao trabalho), estão ligadas aos problemas de postura, estresse e trabalho excessivo e podem ser caracterizados por: tendinite, bursite e outras doenças do gênero.
O trabalho por tempo prolongado, em pé, gera sobrecarga na coluna e fadiga na musculatura. Mesmo sentado em seu escritório/sala para preparar as aulas, o uso inadequado do computador na escola (falta de apoio para os punhos, monitor fora do nível dos olhos, cadeira sem regulagem de altura, etc.), pode causar problemas de natureza ergonômica.
O trabalho do professor também é caracterizado pelo hábito de escrever no quadro em ângulo superior a 90 graus, pela correção de centenas de provas e trabalhos escolares. Contudo não é raro vê-los pelos corredores, carregado de livros e papéis.
O Pilates tem sido procurado por muitos profissionais desta área para a manutenção da boa postura e prevenção de lesões, em busca de um corpo saudável e mais resistente.
A incorporação do método nos exercícios de solo e aparelhos permite que o praticante desenvolva um padrão postural melhor, aumente a flexibilidade e força de forma global, potencializando a coordenação motora e consciência corporal.
Para os profissionais da educação, é preciso enfatizar os grupos musculares estabilizadores da coluna, cintura escapular, membros superiores e membros inferiores, já que durante as aulas, são realizados movimentos dinâmicos e de grande amplitude. A respiração, a concentração e a fluidez de movimentos são princípios do método que permitem a conexão entre a mente e o corpo, dissipando tensões e stress o que proporciona mais disposição e um melhor desempenho para o dia-a-dia.
Para isso o Pilates vem trazer alívio para esses profissionais. Baseado nos seus princípios, o método equilibra a saúde dos professores através do alongamento, respiração, equilíbrio, força muscular e flexibilidade.
Vale a pena experimentar as aulas e investir na qualidade de vida!!

Fontes: wikipedia, www.revistapilates.com.br

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Indicações, centro de força e os princípios básicos

No site da revista isto é independente lendo a reportagem sobre pilates na edição 2186 gostei de algumas ilustrações, vamos a elas?



A prática do Pilates é indicada para todos como nós já postamos anteriormente, as indicações vão do fitness à reabilitação, da criança ao idoso, passando por tratamentos de diferentes patologias desde artrose, tendinites, a doenças como o lúpus. Enfim pode ser praticado por todos e com diferentes objetivos.
É importante procurar um profissional capacitado e caso o cliente/paciente tenha alguma condição ou restrição levar os exames já realizados e um atestado médico caso necessário, como no caso das gestantes. Representa segurança para o profissional e para o aluno. 

Power house/ centro de força/core:


 A pratica do pilates é feita com a ativação do centro de força/power house durante todo o tempo, isso deixa a execução dos exercícios segura, fortalece o abdomen e deixa possivel a execução dos movimentos com todos os princípios descritos acima. Parece díficil mais não é, com a progressão do aluno nas aulas isto tudo torna-se automático!

Seja nas aulas de solo/bolas ou na de aparelhos(completa) você pode sentir todos os benefícios!



Fonte das figuras: Revista Isto É Independente

Idosos: Porque praticar Pilates?

Se você está pensando em ter aulas de Pilates, mas tem dúvidas se você pode conseguir, pense da seguinte maneira: Joseph Pilates, o inventor do método praticava Pilates muito bem em seus oitenta anos.
Um estudo publicado na revista médica “Spine”, relatou os efeitos do exercício de Pilates no alinhamento postural em adultos com mais de 60 anos de idade. Depois de seguir um grupo de 34 pessoas que estiveram envolvidas em um programa de Pilates de dez semanas, os pesquisadores descobriram que sua postura melhorou substancialmente.
O princípio básico de Pilates trabalha o fortalecimento e alongamento dos músculos de forma equilibrada. A força do núcleo é o objetivo em todos os programas Pilates, é importante manter os músculos do núcleo fortes à medida que envelhecemos, à fim de evitar dores nas costas. Pilates também é visto como um exercício para promover uma sensação geral de bem-estar.

Os benefícios

São muitos os benefícios proporcionados pelo Pilates aos idosos: alívio da dor, principalmente as lombares, maior percepção dos movimentos, fortalecimento muscular, maior equilíbrio, aumento da flexibilidade (musculatura mais alongada), alívio do estresse, entre outros. A grande vantagem está na melhora da auto-estima do praticante, uma vez que ele consegue realizar uma série de exercícios físicos que até então, não se julgava capaz.
Mais força, maior controle muscular, melhor capacidade respiratória e melhor circulação, maior flexibilidade, musculatura mais alongada, tonificada e definida, postura mais correta, mais consciência corporal, maiores equilíbrio e coordenação, alívio do estresse, da fadiga e de dores musculares e melhor saúde das articulações são alguns dos ganhos enumerados. Tudo em benefício dos mais idosos ou de quem tem algum problema de saúde que causa limitações físicas.
Fazer Pilates não é mérito só de pessoas mais jovens. O Pilates oferece um atendimento personalizado para idosos, realizando um trabalho corporal direcionado às pessoas com limitações físicas de acordo com a idade. Se você optar por ter aulas, mas tiver algum problema médico, primeiro verifique com seu médico. Além disso, certifique-se de seu instrutor de Pilates é certificado. Tenha em mente que um bom instrutor vai oferecer sugestões para modificações exercício, e as aulas devem ser pequenas o suficiente para que a instrução individual esteje disponível.

Fonte:http://www.revistapilates.com.br/