quinta-feira, 22 de julho de 2010

Artrite e o Pilates


É comum a confusão dos termos artrite e artrose pela população, para ajudarmos a esclarecer um pouco sobre estas doenças vamos falar hoje da Artrite e também de como o Pilates pode ajudar no tratamento. Em um próximo post abordaremos a artrose.
A artrite apresenta diferentes fatores desencadeantes (causas). Dependendo de sua forma de manifestação, ela poderá ser classificada como Artrite Degenerativa, Artrite Gotosa, Artrite Piogênica Aguda, Artrite Psoriáca ou Artrite Reumatóide.


A Artrite Degenerativa é uma doença crônica. Um de seus principais sintomas é dor ao movimentar-se. Esta forma da doença degenera a cartilagem articular e causa hipertrofia nos ossos. As articulações mais acometidas por esta doença são as do joelho, coluna espinhal e as articulações coxofemorais.


A Artrite Gotosa é uma outra forma de manifestação da artrite, acometendo, principalmente, o sexo masculino. Ela é uma inflamação causada por microcristais minerais de urato. Ela se manifesta principalmente no dedo e dorso do pé, tornozelos, joelhos e cotovelos. Entre seus sintomas pode haver febre e limitação de movimentos por causa da dor.


A Artrite Piogênica Aguda afeta principalmente as articulações dos ombros, joelhos e coxofemorais. As menos acometidas por este tipo de artrite são as articulações dos tornozelos, cotovelos e punhos.


A Artrite Psoríaca possui esta definição em decorrência da doença de pele denominada psoríase. Assim sendo, a articulação pode ser seriamente prejudicada por esta doença.


A Atrite Reumatóide (AR) é uma doença auto-imune, ou seja, o sistema imunológico do corpo ataca seus próprios tecidos, neste caso, o alvo será sua própria cartilagem e revestimento articular. Esta doença causa inflamação e vermelhidão da articulação acometida, além de inchaço, dor, calor e perda da função.


A seguir falaremos mais sobre a Artrite Reumatóide, o que é, diagnóstico e tratamento.


Na AR a forma mais freqüente de início da doença é artrite simétrica (por exemplo: os dois punhos, os dedos das duas mãos) e aditiva (as primeiras articulações comprometidas permanecem e outras vão se somando). Costuma ser de instalação lenta e pouco agressiva, localizando-se inicialmente nas pequenas articulações das mãos.


Uma característica é a rigidez matinal, após uma noite de sono, os pacientes amanhecem com importante dificuldade em movimentar as articulações, a qual permanece por mais de 1 hora. Alguns pacientes queixam-se de mal-estar, fadiga e dor muscular que podem acompanhar ou anteceder a artrite.


O termo artrite quer dizer inflamação nas articulações. Embora a inflamação se limite à membrana articular, a articulação aparece inchada, vermelha e tumefata. À medida que o processo inflamatório avança, ocorrem deformações na região afetada com possibilidade de tornar a estrutura inválida. Com isso, há a probabilidade do surgimento de nódulos que invadem e destróem a cartilagem, podendo afetar outros órgãos como o coração, o fígado, os pulmões, os rins, as artérias e o sistema nervoso periférico. Nestes casos, existem sintomas diferenciados, de acordo com o órgão.


O principal sintoma é a dor, proporcional ao grau de inflamação. A princípio, se dá com os movimentos ou pressão sobre a articulação afetada, com a progressão da doença, a dor se manifesta em repouso e acompanhada de atrofia muscular. Ainda, pode ocorrer febre, perda de apetite e de peso. Para a artrite, infelizmente, não existem formas de prevenção.


O diagnóstico é feito pelo médico por meio de uma consulta com uma história e exame físico completos, que incluem busca de sintomas de atividade da doença, avaliação do estado funcional atual evidências objetivas de inflamação articular, problemas mecânicos articulares, presença de comprometimento extra-articular e de lesão radiográfica. O médico poderá solicitar exames complementares que incluem: hemograma completo, velocidade de hemossedimentação, função renal, enzimas hepáticas, exame qualitativo de urina, fator reumatóide, análise do líquido intra-articular, radiografia das articulações das mãos, dos pés e das demais articulações comprometidas.


O diagnóstico precoce e o início imediato do tratamento são extremamente importantes para o controle adequado da artrite, prevenindo a incapacidade funcional e lesão articular irreversível. Os objetivos principais do tratamento são: prevenir ou controlar a lesão articular, prevenir a perda de função, diminuir a dor e maximizar a qualidade de vida.


O tartamento inclui medicamentos como Anti-inflamatórios não esteróides, analgésicos e corticóides (ou corticoesteróides) a serem prescritos pelo médico. O tratamento também pode incluir a fisioterapia e prescrição de exercícios físicos.


O repouso durante um curto período de tempo pode ser benéfico para pacientes com doença grave e dolorosa a ser prescrito por um médico. Já para pessoas com sintomas leves e moderados a estratégia terapêutica deverá contemplar períodos alternados de atividades e repouso. A imobilização ou restrição dos movimentos quando prescrita tem como objetivo aliviar as dores pela estabilização articular, contenção e realinhamento. Sua utilização deve ser feita mediante orientação médica.


O tratamento não medicamentoso inclui a prescrição de exercícios terapeuticos. Deve existir um equilíbrio importante entre o exercício e o descanso para o paciente com artrite.


O exercício é muito importante para todos os doentes reumáticos. O músculo, quando bem trabalhado e de forma equilibrada e constante, ajuda muito a que o impacto da doença seja menor. A regra é fazer exercício de acordo com as suas capacidades de forma regular. Não deve exagerar, mas não deve parar de fazer exercício por causa da doença. Ao contrário do que se pensa, o exercício adaptado ao seu caso pode reduzir o cansaço e melhorar o seu vigor e a sua capacidade física, assim como a sensação de bem-estar.


Com o PILATES, é possível realizar uma gama de exercícios com segurança e com efetividade. Em períodos de pico dos sintomas, o programa da aula é direcionado principalmente à mobilização das articulações, mantendo os cuidados apropriados para evitar o cansasso e sobrecarga, assim evitando que os sintomas se intensifiquem.


Quando as crises passarem, as dores e os inchassos diminuirem, a prescrição dos exercícios de PILATES podem progredir aos poucos, sem exageros, com a possibilidade de enfocar também nesse momento, o equilíbrio muscular através da força e flexibilidade dos músculos debilitados de forma que as articulações sejam preservadas. Além disso, o PILATES proporcionará uma grande consciência corporal ao indivíduo, que somado às capacidades físicas potencializadas em uma estrutura corporal equilibrada, resultará em um padrão de movimento mais eficiente e econômico, haverá então menos gasto de energia e as articulações estarão mais protegidas nas atividades da vida diárias.


É importante que o profissional e o próprio portador da artrite reumatóide preste muita atenção ao jeito e sensações dos movimentos, facilitando assim a adaptação ao programa de exercícios. Procure sempre um bom profissional habilitado no método Pilates.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Pilates ajuda no combate ao Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES)

Por atuar com a melhora dos movimentos e das articulações, exercícios de pilates são indicados para pacientes com Lúpus Eritematoso.
O Lúpus Eritematoso é uma doença inflamatória de causa desconhecida, onde agentes externos (vírus, bactérias, agentes químicos, radiação ultravioleta) entram em contato com o sistema imune de um indivíduo induzindo produção inadequada de anticorpos.
Estes anticorpos são dirigidos contra constituintes normais (auto-anticorpos), provocando lesões nos tecidos e também alterações nas células sangüíneas. Atinge principalmente mulheres em idade reprodutiva. As queixas gerais mais freqüentes são mal-estar, febre, fadiga, emagrecimento e falta de apetite, além de dor articular ou muscular leve e manchas vermelhas na pele que passam por urticária. Tendinites ocorrem com freqüência e podem acompanhar as crises de artrite ou se manifestarem isoladamente.
O Lúpus crônico pode provocar deformidades nas mãos que lembram artrite reumatóide. Sistema nervoso -Neurite periférica (ardência, formigamento, queimação, perda de força), distúrbios do comportamento como irritabilidade, choro fácil, quadros mais graves de depressão e mesmo psicose também podem acontecer.
O tratamento com Pilates
Os exercícios realizados nos equipamentos de pilates vão atuar no fortalecimento muscular, principalmente de membros inferiores e controle de tronco auxiliando a deambulação(caminhada), na flexibilidade articular e na recuperação da musculatura pélvica que atua no controle de incontinência urinária apresentada por alguns pacientes.
O fisioterapeuta consegue ajustar um programa de tratamento específico, onde os próprios aparelhos auxiliam a execução do movimento, trazendo, com isso, resultados bastante satisfatórios deste controle motor. Os exercícios de propriocepção dão ao paciente condições para a recuperação dos movimentos.
Fonte:http://jbonline.terra.com.br/pextra/2009/06/24/e240619795.asp
Para mais algumas informações sobre o Lúpus:http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?277

sábado, 10 de julho de 2010

Cervicalgia e a intervenção do Pilates


A cervicalgia se refere a dor na região da coluna cervical. Normalmente, resulta de uma simples contratura muscular no pescoço, o conhecido torcicolo.Caso a dor permaneça por mais de uma semana, é importante dedicar mais atenção ao quadro.



Os sintomas se instalam de forma lenta: rigidez nos movimentos, alteração na mobilidade, postura alterada como forma de compensação da dor. Além de a dor se manifestar na região do pescoço, também pode se estender ao ombro e ao membro superior (cervicobraquialgia), além de poder apresentar alterações neurologicas como a modificação da sensibilidade, da força muscular, e nos reflexos em inserções musculares como a do punho, cotovelo e ombro terados. Normalmente se relaciona com a compressão da raiz nervosa da região cervical sub-axial. Recomenda-se atenção às dores com sinais neurológicos devido a possibilidade de infecções na coluna, compressões da medula espinhal, tumores, fraturas e outras patologias. Há casos também que se dão dificuldade na marcha, alterações na fala, dor de cabeça, zumbidos, náuseas, visão turva, febre, sudorese, cansaço e perda de peso. É importante frisar que a cervicalgia é um dos sintomas da meningite.

É rara a indicação cirúrgica em casos de cervicalgia. Geralmente, ocorre quando há piora neurológica no decorrer do tratamento, disfunção da medula espinhal ou quando a cervicalgia se dá como consequência de alguma patologia que tenha indicação de cirurgia como as relacionadas aos discos intervertebrais, traumas ou instabilidade de ligamentos. São procedimentos delicados, por isso é impresindível que um medico competente e confiança seja consultado.



Quando a cervicalgia é caracterizada como um torcicolo, recomenda-se relaxantes musculares, calor local e alongamento da região. Na cervicalgia crônica podem ser utilizadas medicações para dor crônica, associadas a um programa de reabilitação. O método Pilates é um ótimo aliado nesse caso. Quando há bloqueio de movimentos, a fisioterapia convencional pode contribuir com terapias passivas que visam a analgesia, aumentando o fluxo sanguíneo e diminuindo o espasmo muscular.



A intervenção do PILATES é bastante efetiva tanto na estabilização da dor quanto na prevenção e orientação para evitar novas crises. Os exercícios baseados na respiração característica associada à contração e fortalecimento do CORE (grupos musculares da região central do corpo) promoverão a mobilização da região, além de equilíbrio muscular (flexibilidade e força) a fim de restabelecer o alinhamento postural e sobretudo da região cervical, estabilizando, fortalecendo e então protegendo toda a coluna vertebral. Os espaços intervertebrais também recebem atenção especial, serão restabelecidos ou mantidos preservando os espaços naturais dos nervos e gânglios, então participando da prevenção de lesões e novas crises.

Fonte: revistapilates.com.br

Pilates para Homens


Aparentemente, para quem observa uma aula de Pilates, com movimentos precisos, coordenados e fluidos, leva a crer que se trata de uma atividade fácil, de baixa ou nenhuma exigência e super feminina. Certo? Totalmente errado. Basta aventurar-se a realizar tais movimentos para perceber o quanto é difícil controlar a respiração e o centro de força (CORE) e assim executar o exercício. Da mesma forma que, na natureza deve-se reforçar o tronco da árvore para fortalecê-la, é necessário reforçar o centro do corpo para executar os exercícios de Pilates como uma forma de condicionamento inteligente.

O Pilates é uma atividade para homens? Afinal por que não seria? O criador do Método Pilates, Joseph Pilates, aplicou os seus ensinamentos e comprovou a eficiência do seu método justamente em homens reclusos nos campos de concentração na Inglaterra durante a Primeira Guerra Mundial. Esses internos contemplavam melhor saúde e resistência física e não foram afetados pela Gripe Influenza que matou milhares de soldados em outros campos de concentração.

Embora a popularidade do Método Pilates tenha caído nas graças das mulheres, é importante lembrar que inicialmente o método foi desenvolvido e aplicado para atender exigências masculinas. A grande maioria dos homens acredita que seus músculos precisam ser submetidos a enormes cargas e esforços para se tornarem fortes e viris.

Com o Método Pilates eles podem conseguir esses dois objetivos com a diferença de preservar as articulações e saúde, trabalhando também o equilíbrio, flexibilidade, postura e propriocepção.Os homens tendem a ser menos flexíveis que as mulheres, principalmente na musculatura do quadril e membros inferiores, apresentam alteração na mecânica do corpo como joelhos varos que podem sobrecarregar a articulação lateralmente e gerar perda da cartilagem e dor nos joelhos. Por isso, técnicas de exercícios para correção postural, como nos exercícios de Pilates, são primordiais a eles.

A procura pelo Pilates vem aumentando cada vez mais, e atingem homens sedentários, atletas, executivos, jovens e idosos. Cada população tem um objetivo dentro do Pilates.Os executivos que permanecem por muito tempo sentado, sobrecarregam de uma forma geral a coluna (regiões lombar, torácica e cervical). Os exercícios propostos terão objetivo de aliviar a sobrecarga na coluna e assim diminuir a dor, trabalho de força e equilíbrio entre o a musculatura abdominal e músculos paravertebrais (coluna) com o alinhamento corporal, reeducando a postura.

No trabalho com idosos, o Método Pilates focaliza principalmente o alinhamento postural, o treinamento de equilíbrio, a força muscular, a flexibilidade e a reeducação respiratória. Também é importante focar na prevenção – ou até mesmo no tratamento – de algumas questões como a perda de massa muscular e de massa óssea (osteogenia/osteoporose). Uma grande vantagem do Método é que adaptações podem ser feitas de acordo com a necessidade do idoso, o que possibilita correções durante os movimentos e proporciona uma execução segura, livre de compensações e sobrecargas indesejadas. No entanto, é primordial consultar um médico antes de iniciar tais atividades.

Os jovens que buscam membros superiores fortes e abdômen “trincado”, os acessórios como Bola, faixa elástica e as molas dos aparelhos vão tornar exercícios desafiadores e com resultados surpreendentes, trabalhando em equilíbrio com a postura correta.

Na busca por melhores rendimentos, os atletas utilizam cada vez mais, atividades complementares para aperfeiçoar os resultados. O Pilates está cada vez mais presente no cenário do esporte masculino, como o vôlei, basquete e atualmente futebol, oferecendo aos seus atletas os exercícios de Pilates no solo e com a bola para melhorar a performance deste atleta, assim como prevenção de lesões e reabilitação. No campeonato inglês de futebol, a Premiership, o campeão 2009/10 é o Chelsea FC, que utiliza o Método Pilates desde fevereiro de 2009 e apresentou melhor preparo em relação ao desgaste físico devido à maratona de jogos e menor frequência de jogadores no setor de reabilitação.

Durante a prática independente do grupo é preciso sempre respeitar os princípios, como “fechar” o abdômen (umbigo em direção a coluna), concentrar na respiração, manter o alinhamento e fazer o movimento preciso e controlado. Dessa forma, redução de dores e melhor função muscular aumentam os desempenhos, sejam eles na vida diária ou nos desportos.

Seja atleta de alto rendimento ou homens que buscam um corpo forte e sem lesões, o Método Pilates pode ser a escolha certa.



Fonte: http://www.revistapilates.com.br/